O sono, um aliado do seu equilíbrio emocional
Atualizado: 15 de out. de 2020
É uma queixa frequente de muitas pessoas a má qualidade do sono. Muitas não sabem que o sono pode se tornar um excelente aliado na sua busca pelo equilíbrio emocional.
Quantas vezes por semana você comumente desperta no meio do sono? Ou acorda com frequência ou perde o sono?

Aquela insônia persistente ou aquele sono muito leve revela como anda sua qualidade emocional.
Um olhar mais atento para o seu sono, sonhos e até pesadelos mostram que alguns desafios enfrentados não foram vencidos e ainda precisam de uma atenção.
Perdemos o sono por muitos motivos, preocupações variadas, por vezes devido a sintomas de um luto vigente e mesmo de uma depressão ou outros distúrbios emocionais. Um sono intranquilo pode demonstrar uma semana com estresse elevado, má qualidade alimentar ou pouca atividade física.
Os sonhos e os pesadelos trazem enigmas. Durante o processo psicoterápico, o psicólogo pode oferecer ferramentas para decifrar melhor que dilemas, conflitos e desafios estão persistindo a ponto de abalar seu equilíbrio emocional.
"Sonhei com meu chefe ontem!"
"Sonhei com pessoas dizendo o que eu deveria fazer!"
"Sonhei tanto que acordei cansada!"
"Sempre sonho que estou no mesmo lugar!"
Um excelente exercício de autoconhecimento é anotar os sonhos assim que despertar. Mantenha ao lado da sua cama lápis e papel e anote.
Após um tempo, terá respostas e o sono possivelmente estará melhor. Confira!
Se perceber que apresenta dificuldades para dormir há algum tempo ou insônia constante é sinal de que é necessário fazer um exame mais apropriado de suas emoções, decisões e dilemas.
Fernanda Teixeira é psicóloga clínica. Atende há 16 anos. Possui várias formações, dentre elas Gestalt Terapia, Regressão de Memórias, Constelação Familiar, EFT (remoção de traumas) e Florais de Bach.