O que é psicoterapia/terapia
É um recurso exclusivo da psicologia com intervenção clínica, destinado ao tratamento dos conflitos emocionais, psíquicos e comportamentais como: ansiedade, depressão, capacidade de decisão, disfunções sexuais, estresse, dependência química, distúrbios da aprendizagem, conflitos interpessoais familiares e no trabalho, síndrome do pânico, entre outros.
Existem diversas técnicas (corporais, artísticas, dramáticas, analíticas, neurolinguisticas, dialógicas, expressivas, etc.) no campo da psicologia com o intuito de melhorar a qualidade de vida do individuo. A escolha da técnica ou abordagem a ser utilizada é opção do psicólogo. Esta escolha não modifica a qualidade nem o propósito da psicoterapia que é atuar na melhoria da qualidade de vida do indivíduo.
É bastante comum que a psicoterapia seja realizada sem auxílio médico. Em casos específicos, onde a intervenção medicamentosa também se faz necessária, a psicoterapia é realizada conjuntamente com o tratamento médico, onde será prescrita a medicação. Neste caso, é bastante interessante que haja uma aproximação dos profissionais (psicólogo e médico) para que o cliente possa ser acompanhado em sua totalidade: aspectos, físicos, emocionais e sociais, assim como, quando envolve outros profissionais: fonoaudiólogo, nutricionista, outros.
Terapia Infantil (ludoterapia)
A psicoterapia infantil ou, como também é chamada - a ludoterapia (psicoterapia através do lúdico/bricadeiras) - busca auxiliar a criança a identificar e elaborar os seus sentimentos e conflitos através de atividades lúdicas: jogos, músicas, histórias, artes, dramatizações, brincadeiras diversas e conversas com o psicólogo. Para a sua realização e sucesso faz-se necessário o envolvimento total dos pais/responsáveis. Durante as sessões a criança fica sozinha com o psicólogo, mas os pais são convidados a participarem de alguns encontros, além da entrevista inicial.
- Por que as crianças fazem terapia?
- Porque sofrem as interações do meio em que vivem e nem sempre conseguem elaborar sozinhas os diversos e conflituosos sentimentos que experimentam, o que amplia o desconforto emocional e comportamental.
- Quando levar a criança a uma terapia?
- Quando os pais/responsáveis, a escola e/ou o pediatra percebem que a criança está precisando de ajuda profissional específica para a superação de conflitos emocionais que normalmente se apresentam sob a forma de:
- dificuldade em se relacionar com outras crianças e/ou adultos;
- constantemente muito preocupada com algo;
- chorando muito sem causa evidente;
- doenças psicossomáticas (fundo emocional);
- com dificuldade para dormir, muitos pesadelos, medos e enurese;
- distúrbios alimentares (não comer ou comer demais);
- depressão infantil (calada, triste, sem motivação para qualquer atividade)
- hiperatividade (excessivamente ativa e sem concentração mínima para quaisquer atividade)
- dificuldade na aprendizagem;
- outros.
Terapia Individual
A busca pelo autoconhecimento e a superação de dificuldades é o grande objetivo da psicoterapia, ou seja, descobrir as fragilidades e potencialidades para lidar de forma diferente com seus conflitos. A psicoterapia tem como eixo principal auxiliar o individuo a estar pleno com suas reais necessidades e desejos conseguindo estabelecer relações saudáveis em sua totalidade: aspectos físicos, emocionais, sociais, afetivos, laborais, sexuais e familiares, seja na infância, na adolescência, na idade adulta ou na terceira idade.
Terapia em Grupo
A finalidade da psicoterapia/terapia de grupo é fazer com que o sujeito reconheça seus limites e potencialidades e que consiga estar inteiro, ou seja, com mais capacidade de conhecer a si próprio e consciente de suas dificuldades e facilidades, conquistando maior qualidade de vida. O atendimento de grupo em relação ao individual possui algumas vantagens, pois facilita que determinados aspectos emocionais sejam vivenciados no grupo. Seguindo a máxima “a vida acontece em grupos”, esta modalidade de psicoterapia pauta-se nas relações. É comum que uma pessoa ao entrar no grupo terapêutico tenha sentimentos e expectativas diversas. Tais sentimentos são elementos fundamentais para o início do processo.
O grupo proporciona ao individuo experenciar as suas dificuldades e facilidades nas relações interpessoais. Economicamente, o valor da sessão em grupo é mais baixo que do individual. O tempo da sessão é maior devido ao numero de participantes que se limita a, aproximadamente, seis pessoas.
Terapia de Casal
A terapia de casal visa atuar nos conflitos e impasses do relacionamento a dois. O psicólogo dispõe de recursos e técnicas específicas para facilitar o processo de comunicação entre o casal e, primordialmente, que as duas partes sejam acolhidas e ouvidas integralmente. De um modo geral, a comunicação é o ponto de partida da terapia de casal. Comumente, quando um casal procura terapia o diálogo está difícil e doloroso. A terapia de casal é focal e o seu objetivo é atuar na instância que se forma com as duas pessoas, o casal – o que acontece na relação.
Esta terapia visa restaurar os laços de carinho e respeito entre os cônjuges mesmo que a decisão seja não permanecerem mais juntos. Facilitar o processo de separação também pode ser o objetivo da terapia, caso escolham este caminho.
Ampliar a percepção e a compreensão da relação a dois, de forma que o casal possa perceber mais amplamente a relação, também é um importante foco da terapia de casal. Sensibilizá-los para se responsabilizarem pelas escolhas sem culpabilizar o outro, também é essencial.
Terapia de Família
A terapia familiar visa cuidar das relações familiares entre pais e filhos. Para isso, é necessário que a família deseje coletivamente se cuidar e ter o reconhecimento que necessitam de ajuda terapêutica. O atendimento familiar favorece que sejam experimentadas novas formas de expressão, de maneira a reconfigurar a vida em família. Nesta terapia são utilizadas técnicas de grupo para que todos os integrantes da família possam ser ouvidos, dos tímidos aos extrovertidos. Restaurar os laços afetivos de amor, admiração, respeito e cuidado na relação pais e filhos é o objetivo desta terapia.